O que é aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning)?
Na aprendizagem baseada em problemas, os educadores expõem ao aluno uma situação-problema, usada para motivar a aprendizagem. A partir desse momento, atuam como mediadores, lado a lado dos estudantes. Ao longo do processo eles são encorajados e estimulados à autonomia, apropriando-se do recursos e ambientes de aprendizagem para questionar, ousar e buscar soluções. A metodologia é uma forma de sair de uma aprendizagem de massa, para outra centrada no estudante, muito mais significativa, ágil e colaborativa, na qual a tecnologia é parte do processo e o estudante tem papel ativo no processo de investigação, análise e síntese do que foi proposto.
Origens
A aprendizagem baseada em problemas foi aparecendo de modo ramificado a partir de três vertentes. John Dewey foi provavelmente o primeiro a dar sinais do que estaria por vir com essa aprendizagem. Professor da Universidade de Chicago, ele acreditava que os resultados de aprendizagem eram melhores quando o aluno estivesse participando ativamente da resolução de problemas do seu próprio interesse.
Depois viriam o Método de Estudo de Caso (Universidade de Harvard, 1930) e o denominado aprendizado por descoberta, de Jerome Bruner, que achava que um problema específico deveria ser o ponto de partida para o desenvolvimento da aprendizagem. Em todos eles, os estudantes são estimulados o tempo todo a questionar, construir, ir além.
Quer aprender mais?
· Livro: One-Day, One-Problem: An Approach to Problem-based Learning
Editores: Karen P.L. Goh, Glen O'Grady, Elaine Yew, Henk Schmidt
-
Rodolfo Bertolini 19/08/2024
Aviso Importante
-
Alexandre Mathias 16/09/2022
Os principais pilares da estrutura educacional no ensino superior
-
Fillip Restier 09/09/2022
5 soluções para acelerar o crescimento da sua IES
-
Nathalia Simonetti 26/08/2022
O Desenvolvimento de Soft Skills como Estratégia para a Competitividade no Ensino Superior