Os principais pilares da estrutura educacional no ensino superior
A pandemia acelerou alguns processos de mudanças nas IES que já vinham ocorrendo de forma lenta. Fomos atropelados e durante alguns meses ficamos catatônicos. Agora, dois anos depois temos muito a fazer.
Três áreas foram muito afetadas, são elas:
- A relação professor – alunos
- A interação do aluno com a instituição
- A eficiência na gestão do negócio
A relação professor – aluno
Nunca foi tão importante retomarmos a proximidade entre os professores e seus alunos. Mas, agora não mais da forma que existia antes da pandemia. Estamos falando em uma proximidade mediada pela tecnologia. Os modelos híbridos de ensino, com atividades assíncronas e síncronas, presenciais e remotas trazem um desafio enorme no uso de metodologias educacionais diferentes. O estímulo a autonomia, pesquisa, leitura prévia, preparação, são primordiais para que os encontros presenciais ou de forma remota síncrona sejam absolutamente produtivos.
Agora de fato temos de realizar a transformação digital, mudar cultura, trazer ferramentas de interação, transformar as salas de aula em espaços de debate e discussão de soluções aplicadas, desenvolver verdadeiramente competências em nossos estudantes. E a maior delas é aprender a aprender.
A Interação do aluno com a instituição
Outra mudança importante que se acelerou com a pandemia foi o uso intensivo da internet em todos os processos cotidianos. Desde comprar alimentos até uma consulta médica. Nós nos tornamos mais autônomos e aprendemos a navegar no universo de oportunidades que a rede nos oferece. Nossas IES estão prontas para oferecer essa experiência de serviços aos nossos alunos que se habituaram ao longo desses dois últimos anos a consumir de tudo dessa maneira? Precisamos investir nesse conceito e mais uma vez deixar a opção ao estudante da interação humana para ser atendido em suas demandas cotidianas junto à IES.
Eficiência na Gestão do Negócio
As duas áreas anteriores impactadas não acontecerão se a gestão do negócio não for alterada. Temos de rever nossos modelos de gestão, ser mais eficientes, ter estruturas mais leves. As IES carregam ranços cartoriais, burocráticos, onde a regulação acaba se sobrepondo a essência desta atividade que é fazer com que as pessoas adquiram as competências para o exercício pleno da profissão que escolheram seguir.
Grandes desafios demandam escolhas corajosas, mudar é preciso, nós da LIGA estamos aqui prontos para ajudá-los. Venha fazer parte do nosso ecossistema, onde as melhores soluções estão ao alcance de todos. Compartilhar para crescer, você não precisa estar sozinho nessa. Venha para a LIGA Educacional!
-
Rodolfo Bertolini 19/08/2024
Aviso Importante
-
Fillip Restier 09/09/2022
5 soluções para acelerar o crescimento da sua IES
-
Nathalia Simonetti 26/08/2022
O Desenvolvimento de Soft Skills como Estratégia para a Competitividade no Ensino Superior
-
Karina Lisboa 10/08/2022
A união de arte e educação para a formação de profissionais conscientes