Desafios da aprendizagem no EAD
Eduardo Harpern
02/06/2022
Os dados do Enade 2019 mostram diferenças significativas entre estudantes que fizeram seus cursos na modalidade EAD e estudantes formados na modalidade presencial.
Alunos de cursos EAD são mais velhos que os alunos de cursos presenciais. Enquanto 87% dos formandos de cursos presencias possuem menos de 33 anos de idade, mais da metade (51%) dos formandos de cursos em EAD possuem mais de 34 anos.
Além disso, alunos de cursos EAD são predominantemente casados (41%) enquanto os alunos de cursos presenciais são em sua grande maioria solteiros (82%).
Por fim, alunos de cursos EAD trabalham mais do que alunos de cursos presenciais. Enquanto 52% dos formandos de cursos presenciais afirmam não trabalhar, apenas 12% dos formandos de cursos EAD não trabalham.
Ou seja, alunos de EAD são mais velhos, casados e trabalham mais. E precisam lidar com as dificuldades inerentes a essas condições para conseguir obter sucesso na conclusão dos seus estudos.
Imagina estudar em casa após um dia inteiro de trabalho, tendo que conciliar os estudos com as demandas familiares e não tendo a mesma aptidão tecnológica que alunos mais jovens?
A metodologia da Liga, baseada em currículo por competências e aprendizagem baseada em projetos, tem como objetivo atender esse público e resolver essa dificuldade. O foco no desenvolvimento de projetos alinhados com a construção das competências demandadas pelo mercado de trabalho ajuda a tornar o processo de aprendizagem do aluno mais intuitivo e motivador.
-
Rodolfo Bertolini 19/08/2024
Aviso Importante
-
Alexandre Mathias 16/09/2022
Os principais pilares da estrutura educacional no ensino superior
-
Fillip Restier 09/09/2022
5 soluções para acelerar o crescimento da sua IES
-
Nathalia Simonetti 26/08/2022
O Desenvolvimento de Soft Skills como Estratégia para a Competitividade no Ensino Superior