A importância da liderança organizacional

A importância da liderança organizacional
Diana Carvalho | 05/04/2022

A liderança organizacional é um processo eficaz da comunicação nas empresas que possui o objetivo de guiar os colaboradores para que eles caminhem juntos a favor dos mesmos interesses. Nesse processo, diversas técnicas e ações podem ser tomadas, pois a própria forma de liderar foi se modificando ao longo do tempo.

No mundo atual, o líder pode apresentar as mesmas características que diversas outras lideranças, mas o que irá diferenciar os seus resultados dos demais é a maneira com que ele aplica a sua forma particular de liderar.

Nesse sentido, temos alguns tipos de liderança organizacional, como:

  • Liderança autoritária: também conhecida como ‘’liderança autocrática’’, onde o líder costuma tomar decisões que ele mesmo pensa sem permitir que haja a interação do restante da equipe. Nesse caso, não há uma boa relação entre líder e liderado;
  • Liderança Liberal: nesse tipo de liderança, é permitido exercer suas tarefas e compartilhar suas opiniões abertamente. No entanto, muitas vezes o colaborador não sabe lidar com esse tipo de ambiente e é comum que os times não respeitem seus líderes em determinadas situações.
  • Liderança Democrática: o equilíbrio entre o líder e o liderado é a principal característica desse estilo de liderança. O liderado participa mais das realizações de tarefas e nas tomadas de decisão.
  • Liderança Coaching: nesse tipo de liderança, é comum o líder trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e o da equipe. Para isso, os feedbacks são constantes no dia a dia da equipe, promovendo a motivação e aprimorando competências.
  • Liderança Situacional: flexibilidade é a principal característica dessa liderança. O líder se encaixa em todas as diferentes situações e consegue achar o melhor caminho para a resolução de conflitos.
  • Liderança Visionária: é o líder que está disposto a correr riscos, visando o crescimento e novas possibilidades. A motivação, comprometimento e engajamento na equipe desse líder andam lado a lado.

Apesar da liderança ser uma competência capaz de ser desenvolvida, ela também está ligada à intensidade de experiência. Afinal, todos os tipos de liderança possuem seus lados positivos e negativos para o ambiente organizacional. Além disso, é preciso conhecer a área de trabalho, os perfis dos liderados, o ritmo de trabalho necessário.

O líder é a figura principal para a gestão de pessoas e a mediação de conflitos internos. Também responsável por engajar a equipe e transmitir a cultura da empresa, o líder têm o papel de visar o crescimento dos seus liderados e engajá-los para que, assim, a organização consiga alcançar suas metas e atingir bons resultados.   

voltar