Os benefícios da Psicologia Organizacional

Os benefícios da Psicologia Organizacional
Diana Carvalho | 29/03/2022

A psicologia organizacional estuda o comportamento, o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa. Visando maneiras de alcançar o melhor desempenho da organização e maximizar a produtividade dos seus colaboradores, estratégias são criadas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho em atividades.

Nessa função, o psicólogo tem o papel de proporcionar o bem-estar aos colaboradores e, agindo junto ao RH, ele tem a chance de contribuir com a cultura organizacional da empresa. As ideias dessa psicologia podem ser usadas em testes comportamentais, pesquisas de satisfação do funcionário e em recrutamentos.

Atualmente, o profissional busca empresas onde ele possa ser ouvido e acolhido, onde o estresse diário possa ser dissolvido e sua saúde mental fique em dia. Proporcionar esse ambiente aos funcionários ajuda a construir uma imagem positiva da organização, alcançando um diferencial para atrair os melhores talentos do mercado.

Entre os principais benefícios que a psicologia organizacional pode trazer à empresa estão:

  • Melhoramento da produtividade;
  • Redução do turnover;
  • Aumento da motivação

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores não gera benefícios apenas a eles, mas também à empresa. Para os profissionais, o resultado é a melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Já para as organizações, o aumento da produtividade e todos os outros benefícios que são trazidos juntos com essa psicologia atingem, principalmente, a lucratividade da empresa.

-----------

Referências:

Gupy. (17 de junho de 2021). O que é psicologia organizacional, para que serve e quais as áreas de atuação? Fonte: Gupy 

voltar