A metodologia da liga: formando profissionais para o mercado

A metodologia da liga: formando profissionais para o mercado

A abordagem desenvolvida pela Liga Educacional está apoiada em dois pilares fundamentais: currículo por competências e aprendizagem baseada em projetos!

A construção de um currículo por competências é fruto do reconhecimento de que a transmissão de conhecimentos teóricos/conceituais não é o suficiente para habilitar os estudantes para o exercício efetivo das suas atividades, sejam elas profissionais ou de outra natureza. O desenvolvimento de competências pressupõe a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes.

O modelo de currículo organizado em torno de disciplinas convencionais, muitas vezes acaba priorizando a transmissão de conteúdos teóricos de forma fragmentada e desconectada das efetivas demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

Alunos de cursos de administração, por exemplo, são apresentados a disciplinas como psicologia, comportamento organizacional, ética e liderança sem enxergar sua aplicação em processos de finanças, marketing, estratégia ou operações. Pior ainda, acabam muitas vezes aprendendo os seus conceitos, mas não têm a oportunidade de desenvolver as habilidades e atitudes associadas a elas. Porque só viram a teoria!

A aprendizagem baseada em projetos, por sua vez, surge como uma consequência muito natural do desenvolvimento de um currículo por competências. Na Liga, acreditamos que a melhor forma de ajudar um aluno a construir uma competência é por meio do desenvolvimento de projetos reais.

A elaboração de projetos similares aos que eles encontrarão ao longo das suas trajetórias profissionais parece ser a melhor forma de despertar a curiosidade e o interesse do aluno pelas bases conceituais que o ajude a efetivamente resolver problemas do mundo real. Além disso, projetos reais permitem que o aluno desenvolva habilidades e atitudes efetivamente associadas à sua futura carreira em um contexto muito próximo do real.

O processo em si pode ser muito intuitivo: uma pessoa formada em um curso de jornalismo, por exemplo, pode querer seguir carreira como repórter em um veículo de imprensa. Qual deveria ser uma competência básica de um repórter? Conduzir entrevistas, talvez? Que conhecimentos um repórter deve possuir para ser um bom entrevistador? Técnicas de entrevista? Teoria da comunicação? Que habilidades ele deve desenvolver? Oratória? Argumentação? Que atitudes ele deve possuir? Espírito crítico? Curiosidade? Que tipo de projeto poderia auxiliar esse aluno a desenvolver a competência de conduzir entrevistas? Quantas entrevistas um estudante de jornalismo deveria conduzir ao longo da sua vida acadêmica para chegar ao mercado de trabalho com essa competência bem trabalhada?

Esse é o tipo de reflexão que nós da Liga acreditamos acontecer em todas as instituições de ensino superior que aspiram formar profissionais relevantes para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo!

voltar