O futuro da Educação Superior pós-pandêmica

O futuro da Educação Superior pós-pandêmica

A pandemia afetou a educação de forma distinta e mudou suas práticas, atuações e metodologias de aprendizagem de repente. Instituições, professores e alunos viram-se forçados a enfrentar uma nova forma de visualizar a educação. O ensino à distância foi adotado subitamente, mas além dele, ficou perceptível que não é só de aplicação de conteúdo que vive uma sala de aula.

Os estudantes precisam de interação, acesso a computadores, internet, acolhimento e interfaces digitais que possibilite a aproximação entre eles e o docente. Com essa visão, o EAD foi a primeira opção para uma época tão insegura. Entretanto, há mais de um ano, educadores e alunos ainda possuem muitas dificuldades na implementação desse ensino.

Como superar os desafios pós-pandemia?

Fazendo um panorama desse cenário, aqui vão algumas sugestões:

Qualificação contínua de docentes: Cresce a relevância de professores comprometidos e desenvolvidos. A meta é sempre ter um progresso contínuo de aprendizado e de projeção do ensino em plataformas amigáveis.

Inclusão Digital: Uma dificuldade a se superar é a de distribuição de redes e equipamentos aos alunos que não os possuem. A tecnologia é indispensável para o processo de aprendizagem.

Vale ofertar em polos a chance do acesso a computadores aos estudantes, além de oferecer reforço para diminuir o prejuízo e desigualdade.

Modelo de Ensino: Com a adoção repentina do ensino remoto e, aos poucos, com a implementação do modelo híbrido, gerou-se uma dúvida em como as aulas seriam conduzidas além da sala física.

Os modelos tradicionais precisam ser repensados. O desenvolvimento de autonomia do aluno é urgente e democratizar o ensino para além dos muros da instituição é uma solução cada vez mais necessária.

Sendo assim, o desafio é definir metodologias que alcancem além do ensino à distância, que possibilitem aprender online, gerando engajamento e participação na trilha de aprendizagem do aluno.

Escolhas certa de tecnologias: Decidir por uma boa plataforma que abarque videochamadas, apresentações, vídeos e ofereça a oportunidade de aprofundamento do tema, mediante suas funcionalidades, foi e ainda é um desafio enorme!

As instituições precisam buscar por um espaço que possibilite a integração dos alunos nas aulas ou encontros à distância para que eles possam imergir no tema e aprender de verdade.

Além disso, torna-se essencial auxiliar as comunidades com a experiência educativa, treinamentos, tutoriais a respeito da plataforma selecionada e acompanhamento de performance do aluno para resultados pedagógicos.

Alerta para a Saúde Mental: Além dos sintomas da corona vírus, a preocupação com transtornos mentais e a prevenção sobre transtornos psíquicos precisa ser uma das prioridades. É fundamental ter um olhar atento também à saúde mental dos alunos.

Nossa nova realidade exige uma transformação intensa nos métodos de ensino, comportamento, suporte e interação. É uma mudança gradual e complexa, mas que vai, enfim, definir movimentos educacionais de excelência.

Vamos embarcar nessa?

Para saber mais sobre esse assunto, assista o seminário da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) sobre o tema nesse link.

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