Uma reflexão sobre a transformação nas organizações
Um artigo da NOBL Academy traz o tema da mudança nas organizações e o desafio do engajamento dos colaboradores em períodos de transformação.
Estamos sempre abordando o tema da mudança em nossas redes sociais e em artigos do nosso blog, e a essência da liga é a transformação, seja ela digital ou pedagógica. Mas nunca discutimos sobre um aspecto muito importante, talvez até mesmo definidor da possibilidade de mudança: a crença das pessoas.
Acreditar que algo diferente vai acontecer, que o mesmo sistema que opera há décadas vai mudar suas normas e possibilitar novas perspectivas está longe de ser algo trivial ou involuntário.
Onde há mudança, há ceticismo, e esse é o tema central do artigo da NOBL. No entanto, a ideia compartilhada de que a mudança é impossível é o maior obstáculo para a transformação organizacional.
“A cada ano, parece que progredimos em direção a graus cada vez maiores de cinismo, descrença ou desencanto. De fato, este pode ser o único progresso que podemos discernir em nossas vidas.” - A criação do cinismo moderno, David Mazella
O problema é quando o time já está convencido de que nada irá mudar. Em vários casos, o ceticismo é natural, já que uma transformação nunca é garantida, não é linear, e reclamar e desabafar com os parceiros de trabalho é sempre muito mais fácil.
Mas a transformação está longe de ser impossível, e ano passado foi a prova disso: as organizações foram obrigadas a mudar para o trabalho remoto, adotar políticas de trabalho híbridas, desencadear novos produtos e processos em resposta a covid-19, entre outras mudanças bruscas.
Mas como começar uma mudança?
O artigo da NOBL apresenta dicas valiosas para quem não sabe como começar um processo de mudança dentro de uma organização: tudo começa com uma mudança de comportamento individual. As teorias sócio-cognitivas podem ajudar nesse processo, já que é preciso estimular as pessoas a acreditarem que elas podem prosperar em uma situação específica.
Alguns fatores podem contribuir para que os indivíduos desenvolvam essa mentalidade, como por exemplo quando se recordam das mudanças pelas quais elas definitivamente tiveram que passar no último ano. Aprender com a experiência dos outros também é uma ótima maneira de acreditar na possibilidade de transformação, assim como a persuasão verbal. Fatos, dados e anedotas podem estimular e fazer com que céticos enxerguem a transformação como algo tangível. Também é importante que as pessoas entendam que diferentes comportamentos levarão a resultados diferentes, além dos benefícios da ação e os custos da inação precisarem ser vislumbrados.
De acordo com uma pesquisa da Stanford University,
"O simples entendimento de que as pessoas estão mudando já instiga todos os processos psicológicos que motivam novas mudanças. As pessoas podem começar a pensar que a mudança é possível, que a mudança é importante e que, no futuro, as normas serão diferentes. E então, se eles se tornam persuadidos e decidem mudar, isso começa a se tornar uma realidade."
Se você é líder de alguma organização e o seu objetivo é a mudança, essa foi nossa dica de hoje: atentar para os colaboradores e as suas próprias percepções sobre a mudança é o que de fato possibilita a transformação. As pessoas precisam acreditar para tornar as coisas realidade.
Para ler mais sobre isso, acesse Together, Change Is Possible: A Rallying Cry for Transformation - NOBL Academy
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