A aprendizagem ágil e a Universitat Oberta de Catalunya

A aprendizagem ágil e a Universitat Oberta de Catalunya
Redação Liga | 22/06/2021

Conheça mais sobre o modelo educacional da Universitat Oberta de Catalunya, que vai da aprendizagem colaborativa a aprendizagem ágil

Universitat Oberta de Catalunya (UOC):

“O objetivo é ajudar os indivíduos a atender suas necessidades de aprendizagem e fornecê-las com acesso total ao conhecimento, acima e além das restrições habituais de agendamento e localização."

Esse trecho foi traduzido livremente do artigo de autoria de Ingrid Noguera, Anna Elena Guerrero e Christine Appel intitulado “The UOC’s educational model: from collaborative learning to agile learning” e comunica bem o propósito da UOC. 

A Universitat Oberta de Catalunya busca promover uma gama de possibilidades para os professores desenvolverem atividades de aprendizagem ativa e experiências significativas de aprendizagem colaborativas para incrementar o vínculo com o mundo profissional.

A UOC é uma grande referência no que se diz respeito à aprendizagem ágil. Esse termo pode ser explicado como um projeto de aprendizagem colaborativo, curto e rápido como parte de um esforço de equipe maior e ágil. Pretendemos abordar aqui alguns pontos importantes da metodologia utilizada pela UOC a fim de melhor compreender a dinâmica da universidade bem como a aprendizagem ágil, utilizando como referência o já citado artigo de Ingrid Noguera.

Ensino-aprendizagem na UOC 

A maioria dos estudantes na UOC já são profissionais. Dessa forma, o modelo de educação oferece um alto nível de personalização e adaptabilidade justamente para encorajar os estudantes a se envolverem ativamente em seu aprendizado. É importante dizer que todo o processo de ensino é pensado para apoiar os estudantes em seus próprios processos. 

Três perfis de ensino trabalham juntos para garantir a qualidade do processo educacional: o facilitador, o professor e o tutor. Avaliações formativas, ou seja, aquelas que são fornecidas através de diferentes ferramentas durante todo o processo educacional, são garantidas na universidade a fim de promover feedbacks em relação às competências que foram ou não adquiridas, oferecendo um panorama do andamento do processo e potencializando o aprendizado.

O modelo flexível da UOC permite que os estudantes aprendam em qualquer lugar, em qualquer momento e usando qualquer dispositivo. Materiais em diferentes formatos e em várias plataformas são outro pilar importante da universidade, incluindo:

  1. Videobooks, audiobooks, hipertextos, etc.
  2. Recursos de multimídia, combinando texto, imagem, áudio e vídeo.
  3. Espaços virtuais de aprendizado: ambientes virtuais 3D, campus virtual.
  4. Diversas ferramentas de aprendizagem como blogs, fóruns e microblogs.

Nas comunidades de aprendizagem, os alunos podem compartilhar conhecimento e trabalhar juntos com pares em cada assunto. A colaboração em pequenos grupos é bastante estimulada e os estudantes podem continuar trocando informação e conhecimento dentro da comunidade mesmo após terem finalizado os cursos.

Por conta do espírito aberto, flexível e inovador da UOC, toda a equipe está constantemente desenvolvendo e testando novos métodos para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Dentro das literaturas estudadas sobre metodologias de ensino, 4 grupos de metodologias se distinguem:

  • Information-focused learning ou “aprendizagem focada na informação” (tradução livre): palestras, aprendizagem focada em recursos
  • self-directed learning ou aprendizagem autodirigida
  • work-related learning ou “aprendizagem relacionada ao trabalho” (tradução livre): resolução de problemas, aprendizagem por problema, aprendizagem por projetos, aprendizagem em equipes, dramatizações, simulações, seminários)
  • peer-learning ou aprendizagem por pares: debates, exercícios para o desenvolvimento crítico, etc.

A aprendizagem ágil como caminho para uma aprendizagem colaborativa

Segundo o artigo,

“Na abordagem colaborativa de construção do conhecimento, colaborar é muito mais do que aprender algo coletivamente: é criar conhecimento através de um processo cíclico de resolução de problemas em uma sala de aula baseada na ideia de comunidade de aprendizagem (classroom-based learning community)” (livremente traduzido)

Na UOC, desenvolver a capacidade de trabalhar em conjunto em um ambiente virtual é uma das competências que os estudantes precisam adquirir. Estudos da Universidade chegaram à ideia de que a aprendizagem ágil pode ser de muita ajuda na construção de práticas colaborativas mais eficientes e satisfatórias.

O método agile vem do desenvolvimento de softwares onde trabalho em equipe, comunicação, adaptação para mudança e tomada de decisão são promovidos. Dentro do desenvolvimento desse software há metodologias, como a metodologia SCRUM.

As principais características do SCRUM são:

  • papéis efêmeros (os papéis trocam entre os membros do time).
  • sprints (entregas parciais de trabalho entre 1-4 semanas).
  • flexibilidade (no final de cada tarefa de sprint, tudo é avaliado e, se necessário, o curso do projeto muda).
  • encontros regulares.
  • trabalho dividido em blocos.
  • responsabilidade compartilhada por todo o time. 

As fases são, tipicamente: (a) Sprint 0, (b) planejamento, (c) desenvolvimento, (d) revisão e  (e) análise.

Foi  publicado em 2012 o Agile Manifesto in Higher Education (Kamat, 2012), que pode ser traduzido livremente por "O Manifesto Ágil da Educação Superior". Nesse manifesto, há quatro princípios orientadores:

  1. professores e alunos acima de administração e infraestrutura
  2. competência e colaboração acima de submissão e concorrência
  3. empregabilidade acima de programas curriculares e notas
  4. atitudes e skills acima de aptidão e diplomas.

O EDUSCRUM e a adoção de métodos ágeis na educação

O EduScrum é a adoção da metodologia SCRUM dentro do contexto educacional. De acordo com os criadores do guia EduScrum, Delhij and van Solingen, o time EduScrum é composto por:

  • "Product Owner": um professor, que determina o que precisa ser aprendido, monitora o processo e avalia os estudantes.
  • Um time de estudantes: um time auto-organizado, responsável e multidisciplinar que entrega resultados de aprendizagem de forma iterativa e incremental.
  • "EduScrum Master": um líder coaching escolhido pelo "Product Owner" ou pelo time de estudantes que ajuda o grupo a otimizar a performance, mas não o direciona.

Adotar métodos agiles na educação é desafiador: segundo Kropp et al. (2014), muitas são as dificuldades de uma aprendizagem auto-organizada e autodeterminada. Ainda segundo uma pesquisa que eles conduziram, os maiores desafios no desenvolvimento de times agile são a colaboração e a comunicação.

As metodologias ágeis dentro dos ambientes virtuais também são um grande fator desafiador: a comunicação mediada é mais complexa que a comunicação presencial. Por essa razão, há uma matéria obrigatória chamada “Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais”, em que cada aluno tem que estar envolvido quando matriculado em qualquer grau da UOC.

Apesar do grande desafio, Ingrid conclui seu artigo com a afirmação:

“Acreditamos que metodologias ágeis poderiam ser implementadas em várias disciplinas [...] A aprendizagem ágil poderia transferir as barreiras das equipes e salas de aula, promover verdadeiramente o avanço das comunidades de aprendizagem dentro das sala e ampliar a interação entre alunos de diferentes disciplinas” (traduzido livremente)

Fonte: (PDF) The UOC’s educational model: from collaborative learning to agile learning (researchgate.net)

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