Por que ser um líder inspirador?

Por que ser um líder inspirador?

Maharaja Ranjit Singh: eleito o melhor líder da história do mundo através de uma pesquisa feita pela BBC HistoryExtra. 

A revista pediu a 20 historiadores renomados que cada um deles nomeasse aquele que eles consideram ser o melhor líder da história e depois pediram que os leitores elegessem o seu favorito. O vencedor foi nomeado pelo historiador Matthew Lockwood, que diz que "Embora ele (Singh) fosse um sikh devoto que embarcou em uma campanha para restaurar os grandes monumentos de sua religião, incluindo o Harmandir Sahib ou o Templo Dourado em Amritsar, ele também fez tudo que pôde para garantir a liberdade religiosa em suas terras".

Segundo o mesmo estudioso, Singh ainda "patrocinou templos hindus e santuários sufis, compareceu a cerimônias muçulmanas e hindus, casou-se com mulheres hindus e muçulmanas e até proibiu o abate de vacas para proteger a sensibilidade religiosa dos hindus".

Maharaja, assim como os outros grandes líderes nomeados pelos historiadores da pesquisa, foi um líder inspirador e precursor de grandes mudanças e histórias de sucesso. 

A história mundial revela que a liderança é um conceito vital para o sucesso. Organizações de todos os tipos também acreditam que a liderança é fundamental para seus negócios. Uma pesquisa conduzida pela Bain aponta que funcionários inspirados são duas vezes mais produtivos que funcionários satisfeitos, e as empresas experimentam uma rentabilidade 21% maior, uma redução de 41% no absenteísmo e 59% menor rotatividade.

Questões globais requerem bons líderes que procurem soluções criativas e inspirem pessoas a seguirem seus objetivos. Uma fala de Jerome Taillard, professor associado de finanças da Babson College, define bem as características de uma boa liderança: “Liderança escuta, inspira, motiva e dá uma direção, um objetivo comum a ser seguido” (traduzido livremente).

Liderança importa. Mas não a antiga liderança, baseada no controle e no autoritarismo: como diz Raj Sisodia, professora de marketing da Babson College, “liderança hoje deve ser baseada em propósito, inspiração, afeto e compaixão” (traduzido livremente), e os dados refletem os benefícios dessa abordagem: uma pesquisa da Gallup aponta que encorajar as pessoas a fortalecerem seus pontos fortes é mais eficaz do que se esforçar para consertar suas fraquezas. Ainda de acordo com essa pesquisa, as chances de funcionários serem engajados é de 73% quando a liderança de uma organização se concentra nos seus pontos fortes contra 9% quando eles não o fazem.

Ou seja, transformar ambientes através de uma liderança inspiradora torna tudo mais produtivo. Liderar hoje é inspirar, e isso não significa que a liderança esteja reservada apenas para os que nasceram com esse “dom”. É possível aprender a exercer uma boa liderança, e essa aprendizagem não se limita a um curso ou ao desenvolvimento de determinadas skills. Ser um líder inspirador pressupõe o entendimento de que a aprendizagem corporativa não se limita aos  colaboradores e de que é preciso estar aberto a diferentes oportunidades de aprendizagem a todo tempo.

Outra importante questão é que a liderança não está somente no chamado top management. Ela ocorre em várias instâncias dentro de uma organização, e quanto mais todos estiverem alinhados a respeito do que significa uma liderança inspiradora melhores serão os resultados.

A consciência das virtudes e das faltas que exigem complementação dentro da organização é uma característica muito importante de um líder inspirador. Pedro Englert, head do comitê Executivo da StartSe, compartilhou em uma live com a Liga Educacional que acredita que o sucesso só é possível a partir do momento em que as pessoas se sentem parte do negócio e se comprometem com o trabalho. Dessa forma, o líder inspirador tem um grande papel na definição do propósito da organização e na criação de um contexto em que os colaboradores se sintam inspirados a criar e a ter autonomia.

Uma liderança inspiradora não controla. Pelo contrário: ela cria um contexto em que os colaboradores também se sentem inspirados a criar e a ter autonomia. Colaboradores cerceados criativamente e sem a devida valorização dos seus esforços são o caminho para o fracasso de uma organização. Já a valorização da autonomia potencializa competências e alinha o propósito, fortalecendo o processo de desenvolvimento dos times.

FINALIZANDO...

Uma liderança inspiradora é para aqueles que honram a complexidade das relações humanas e valorizam a individualidade de cada um. Além disso, ela ainda proporciona enormes vantagens competitivas.

A conversa, na verdade, não finda por aqui. Quanto mais avançamos rumo ao futuro, mais descobrimos novas competências necessárias para um líder inspirador conectado com o seu negócio e o mundo atual.

Estamos sempre abertos para o diálogo e acreditamos que a educação só ocorre através da troca. Dessa forma, convidamos você a compartilhar conosco algumas de suas visões sobre a liderança inspiradora em nossas redes sociais.

REFERÊNCIAS:

How Leaders Inspire: Cracking the Code | Bain & Company

7 Powerful Characteristics Of A Truly Inspirational Leader (forbes.com)

Why Is Leadership Important? · Babson Thought & Action

Quem foi o melhor líder da história do mundo? - BBC News Brasil

voltar