A formação de professores com a Liga Educadores



Márcio Gonçalves, professor há 10 anos da FACHA, fala sobre a sua experiência com a Liga Educadores
A Liga Educadores é uma das soluções educacionais da Liga que visa a formação de professores alinhando o conhecimento às tendências educacionais mais modernas. A Liga acredita que o novo professor é o agente dessa “nova educação”.
A equipe de comunicação da Liga Ecossistema Educacional se reuniu com o professor Márcio Gonçalves para ouvir um pouco sobre a sua experiência na formação dos professores da Liga.
O professor, que atua na FACHA há 10 anos, vem acompanhando todo esse processo de busca por novas metodologias. Em fevereiro, Márcio diz que foi convidado pela direção da FACHA a constituir o time de professores que assumiriam a abordagem da Liga Educacional. Márcio conta que ficou muito contente com a proposta de trabalhar a Aprendizagem Baseada em Projetos, já que, como professor do ensino fundamental e também formador de professores, o tema já é algo que ele vem trabalhando em outros cenários.
INICIANDO A FORMAÇÃO NA LIGA EDUCACIONAL
Márcio diz que, ao iniciar a formação, achou a proposta bastante interessante. Segundo sua concepção, ela foi capaz de juntar as teorias necessárias para que houvesse a mudança da mentalidade do professor e ao mesmo tempo inserir uma plataforma montada com os recursos necessários para a técnica da aprendizagem, ou a composição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. Márcio confessa que achou que seriam 1 ou 2 dias de processo. Entretanto, a discussão fluiu de uma forma muito boa: ele percebeu que todo aquele momento de convívio com a equipe aumentou muito o seu próprio conhecimento sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos.
“Sabe quando você já tem o conhecimento e comunga com pessoas que têm a mesma ideia?”
Márcio diz que essa foi a “explosão” pra ele.
O professor tem ouvido falar da Liga e de todo o processo educacional inovador. Quando ele soube da parceria da FACHA com a Liga, ele diz que pensou que de fato a FACHA precisava desse “frescor tecnológico” para que ela pudesse se manter do jeito que é e alcançar novos estudantes. Márcio trabalha com formação de professores de escola e de universidade. Portanto, ele já vem pesquisando esse tipo de metodologia: como dar aulas trabalhando na lógica da Aprendizagem Baseada em Projetos?
Depois dessa formação, o professor comenta que se tornou um formador com melhor argumento.
Isso porque quando ele fala para o seu público escolar sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos, Márcio consegue usar exemplos na prática de universidades que já trabalham com essa metodologia. “Vocês precisam investir na Aprendizagem Baseada em Projetos na escola porque vocês já vão encontrar universidades que utilizam essa metodologia”. Ele diz que se sente mais seguro ao conduzir suas informações na escola porque já tem certeza que a universidade está seguindo um fluxo operacional mais estabelecido.
Ele reitera que a formação ocorreu de maneira fluida: houve uma introdução, um momento de desespero e euforia, e depois as coisas foram fluindo e se adaptando. Finalmente, todos trabalharam as suas ideias e entraram em um sistema para colocar as suas narrativas lá dentro.
E como andam as coisas na FACHA?
Márcio diz que os alunos da FACHA já estão acessando o aplicativo da Liga Educacional e querendo conhecer o conteúdo que está lá.
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